QUEM SOMOS NÓS

Minha foto
Somos uma organização marxista revolucionária. Procuramos intervir nas lutas de classes com um programa anticapitalista, com o objetivo de criar o Partido Revolucionário dos Trabalhadores, a seção brasileira de uma nova Internacional Revolucionária. Só com um partido revolucionário, composto em sua maioria por mulheres e negros, é possível lutar pelo governo direto dos trabalhadores, como forma de abrir caminho até o socialismo.

sábado, 23 de janeiro de 2010

Movimento Sem-teto Carioca: a unificação é a única solução! (2)

Versão alterada, para ser distribuída no (Re)Unindo Retalhos de 06/02

Estamos entrando em um período muito difícil para o movimento sem-teto do Rio e da Baixada com a preparação da cidade para a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Os governos de Sérgio Cabral (PMDB) e Eduardo Paes (PMDB), que já mostraram suas caras repressoras há muito tempo, estão passando o rodo nos camelôs e nos sem-tetos. O objetivo disso é melhorar a “aparência” da cidade para os turistas e patrocinadores. Mas para a população negra e pobre isso só significa uma coisa: vai vir muita porrada pela frente!

Mais do que nunca, esse é um momento em que precisamos estar unidos. Com o nível de desorganização em que estamos, uma operação de maior alcance feita pelos governos pode simplesmente acabar com todas as ocupações e atividades! Atualmente, o movimento popular da região metropolitana está dividido em cinco setores: as ocupações da antiga FLP, a FIST, o MTD, o MNLM e as ocupações da Baixada do antigo MCL. Essa divisão só nos torna vítimas mais fáceis da repressão e só pode interessar aos Governos e empresários.

Nós do Coletivo Lênin atuamos na FIST e conseguimos uma importante vitória em seu IV Congresso, realizado em dezembro de 2009. Todos os presentes concordaram com a importância da unificação do movimento e aprovaram a proposta de criar um comitê de unificação, composto por representantes de cada uma dessas organizações e que seja responsável por organizar um calendário unificado de lutas. Achamos que o (Re)Unindo Retalhos pode ser um importante espaço para a criação desse comitê.

Para nós, a união dessas organizações é a única maneira de enfrentar o avanço da política de criminalização e de extermínio da população negra e pobre (sejam moradores de rua, favelas ou ocupações). E defendemos que esse comitê seja o embrião de uma futura entidade, plural e democrática, que reúna todas as ocupações do Rio e os grupos que hoje atuam no movimento sem-teto. Essa entidade seria um espaço permanente de discussão e mobilização.

As ações do comitê que propomos criar servirão para mostrar para aqueles companheiros que hoje ainda têm dúvidas sobre a unificação do movimento, que esse é não só é um importante passo para enfrentar a onda de despejos que se aproxima, como também é o único caminho possível.

- Pela criação de um Comitê de Unificação, composto por representantes de todas as oganziações de sem-teto do Rio de Janeiro!
- Pela construção de uma entidade plural e democrática, capaz de ser um instrumento de mobilização permanente!
- Pela união dos sem-teto com o movimento sindical na campanha pela redução da jornada de trabalho sem redução de salários, para combater o desemprego!
- Por um movimento sem-teto que vá além das demandas imediatas por moradia e se torne um pilar da luta contra o sistema capitalista!

Nenhum comentário:

Postar um comentário