Caros companheiros,
Hoje eu deveria estar aqui junto com todos vocês. Esta era a minha intenção, assim como também foi justamente anunciado no cartaz do VI Congresso da FIST. Infelizmente, há dois dias atrás, os meus advogados interviram e, frustrando toda expectativa, me aconselharam firmemente não me expor participando deste evento que “teria uma clara conotação política”. Até o referido cartaz já foi parar na polícia federal.
É importante saber que a minha libertação, tanto suada e fruto de uma luta que mostrou como ainda a solidariedade dos movimentos sociais, tais como a própria FIST, pôde fazer recuar os mais poderosos adversários, está infelizmente sujeita a uma serie de condições impostas pela lei, entre as quais a de não poder envolver-me de jeito nenhum na política nacional nem participar de manifestações políticas sob pena de deportação.
Caros companheiros, era a minha intenção juntar-me a vocês para explicar pessoalmente sobre estes mesmos limites que me hão sido impostos e, principalmente, aproveitar deste encontro para agradecer todos vocês, cujo esforço e coragem hão aberto as portas da minha prisão, que o Governo italiano queria manter trancadas para sempre. Foi a vitória da solidariedade, a prova que só lutando as coisas podem acontecer.
Peço desculpas por minha ausência forçada e é claro que eu não tenho a pretensão que este curto recado possa de alguma maneira me representar.
Mais uma vez, os agradeço infinitamente, com a certeza que este Congresso seja um passo importante na consolidação da FIST.
Até pronto.
Cesare Battisti
Nenhum comentário:
Postar um comentário