Nós estamos sobrecarregados com as atividades do movimento contra o aumento das passagens. Então, não tivemos perna para fazer uma campanha de solidariedade à Ocupação do Pinheirinho, em São José dos Campos (SP), que está sob ameaça de despejo.
O Pinheirinho é uma das maiores ocupações da América Latina, com cerca de 9 mil pessoas. Foi feita em 2004, na mesma época que foi feita a Chiquinha Gonzaga, aqui no Rio, e o exemplo do Pinheirinho foi uma inspiração para muita gente da Chiquinha, na época.
Existe uma ameaça real de reintegração de posse a qualquer momento. A prefeitura anunciou um "Protocolo de Intenções", ontem. Os moradores precisam avaliar com calma pra ver se não é uma armadilha.
Nós tentaremos mobilizar a FIST com todas nossas forças para mais essa campanha de solidariedade do movimento sem-teto.
Links:
"Porque querem esmagar o Pinheirinho", no site do PSTU (o PSTU é a corrente que dirige o Pinheirinho):
http://pstu.org.br/movimento_materia.asp?id=13783&ida=2
"Preparados para o confronto, moradores do Pinheirinho se armam", sobre a lindíssima autodefesa que os moradores estão organizando:
http://www.vnews.com.br/noticia.php?id=112044
"Moradores do Pinheirinho protestam no Paço Municipal de novo", sobre os protestos apoiados pela CSP-CONLUTAS e outros sindicatos:
http://www.vnews.com.br/noticia.php?id=111804
Camaradas,
ResponderExcluirA intervenção do sociólogo Carlos Novaes no jornal da cultura sobre este caso foi muito digna. Os senhores viram?
Lena,
ResponderExcluiressa declaração dele foi muito boa. A gente postou no Facebook. Pra quem não viu, aqui vai o link:
http://t.co/KIBTUzJB
PS: aqui não tem nenhum "senhor"!