QUEM SOMOS NÓS

Minha foto
Somos uma organização marxista revolucionária. Procuramos intervir nas lutas de classes com um programa anticapitalista, com o objetivo de criar o Partido Revolucionário dos Trabalhadores, a seção brasileira de uma nova Internacional Revolucionária. Só com um partido revolucionário, composto em sua maioria por mulheres e negros, é possível lutar pelo governo direto dos trabalhadores, como forma de abrir caminho até o socialismo.

domingo, 8 de abril de 2012

Eleições na CASSI: qualquer uma das chapas é prejudicial à saúde!

Esta é uma declaração conjunta do Coletivo Lênin e do Espaço Socialista sobre as eleições na CASSI (Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil)


A CASSI continua a sua longa crise. Cada vez mais hospitais e médicos se descredenciam, o plano odontológico continua somente no papel. Muitas vezes, os participantes têm que lutar contra a burocracia do plano para fazer um procedimento necessário.

E, mesmo assim, a CASSI ainda é um dos grandes benefícios do Banco do Brasil. Às vezes, a possibilidade de perder a cobertura da CASSI pesa na decisão de se aposentar. Por tudo isso, precisamos participar nas eleições da CASSI com muita consciência do que estamos fazendo.

Por isso, muito mais do que as propostas, temos que ver QUEM está em cada uma das cinco chapas que estão concorrendo esse ano. Ou seja, quais setores elas representam e a serviço de quem estão. Analisando os materiais da campanha, podemos ver que:

- A Chapa 1 é a da direção da maioria dos sindicatos (PT). Ou seja, está no governo e na direção do BB, portanto é responsável por tudo o que a CASSI vem sofrendo. Basta dizer que essa chapa diz que a CASSI está cada vez melhor!

- A Chapa 2 e a Chapa 4 são formadas por ex-diretores e administradores do Banco. As duas dizem que vão usar a experiência de gestão dos administradores (inclusive no setor privado) na CASSI. Ou seja, querem tratar a CASSI mais ainda como um plano privado, e não como uma entidade controlada pelos trabalhadores. Essa é justamente a causa da crise da CASSI!


- A Chapa 3 é a chapa da ANABB e da CONTEC (isso mesmo, os pelegos que assinavam o reajuste zero no governo FHC!). A ANABB talvez tenha e aproveitado da crise da CASSI mais ainda que o PT. Por exemplo, criou o convênio OdontoANABB para ganhar muito dinheiro com a ausência de um plano odontológico para os participantes.

- A Chapa 5 é formada pelo Movimento Nacional de Oposição Bancária (PSTU), Intersindical (PSOL) e por sindicalistas ligados à CTB (PCdoB). Diz que é de oposição, mas os setores do PCdoB também fazem parte do governo. Tem exigido que a ANS (Agência Nacional de Saúde) atue contra o "mercado capitalista da saúde". Mas foi justamente o governo FHC que criou a ANS para regular os planos privados! Ou seja, essa chapa só cria ilusões.

Por isso, nenhuma dessas chapas merece o nosso voto.

Isso não quer dizer que a gente tem que desistir da CASSI e dar a luta por perdida. É preciso criar um movimento dos participantes da CASSI, que lute por mudanças radicais na nossa entidade. Não existe solução para a CASSI sem:

- Total responsabilidade financeira do BB sobre a CASSI! Sem isso, em pouco tempo, vamos aumentar de novo a nossa contribuição mensal.

- Todos os Conselheiros eleitos pelos participantes! A CASSI é nossa, e deve ser independente!

- Que a CASSI, junto com os sindicatos e o movimento social de saúde, faça uma grande campanha em defesa da saúde pública estatal sob controle da população.

A crise da CASSI existe porque a nossa entidade, que é baseada na solidariedade, precisa competir e funcionar dentro do mercado privado de saúde. Só com uma saúde pública, com qualidade e que atenda o conjunto da população, vai existir um ambiente onde possa ser garantido o bem-estar dos trabalhadores. Isso exige uma longa luta coletiva contra o sistema capitalista, e sua expressão na privatização da saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário