Aconteceram hoje (domingo) dois atos na cidade.
Um foi em Botafogo, às 15h, com cerca de 300 pessoas. O outro, no Centro da cidade, às 17h, teve cerca de 150 manifestantes, sendo que parte deles estavam no ato de Botafogo. O primeiro foi convocado por setores independentes, pelo Facebook, e o segundo pela ANEL e estudantes da UFRJ, muitos deles anarquistas.
Está sendo convocado um ato dia 09/11, que será organizado numa reunião dia 30/10 (terça-feira), às 19h30 na Concha Acústica da UERJ.
Nós estaremos lá, defendendo o seguinte programa de ação:
Pela autodeterminação e autonomia regional dos povos indígenas colonizados pelo Brasil!
Educação e demais serviços públicos sob controle indígena e nas línguas de cada povo!
Solidariedade com o MST, MTL, LCP, MLST e outros movimentos camponeses, na luta pela terra!
Pelo direito à autodefesa contra os pistoleiros!
As nações indígenas devem ter direito à autodeterminação em seus territórios, o que só poderá ser conseguido com a aliança sindical-popular-estudantil, que estabeleça um governo direto dos trabalhadores da cidade e do campo, através de suas assembleias de luta (como é o caso do aty guaçu, que é o movimento dos guaranis em luta pela terra). A luta democrática por autodeterminação só pode atingir a vitória final com a derrota do subimperialismo brasileiro, construído com a escravidão dos negros e com o sangue dos índios.
Para mais informações sobre a luta dos guaranis-kaiowás, recomendamos essa ótima reportagem da revista Carta Capital:
http://www.cartacapital.com.br/carta-na-escola/o-desafio-da-paz/
eis aqui um vídeo que solicito que divulguem, de uma índia que vive no antigo museu do indio, conhecido agora como aldeia maracanã e que o sr governador Sergio Cabral quer colocar abaixo para construir "melhorias para a copa do mundo de 2014". ela começa discursando emocionada em tupi-guarani mas após pouco mais de um minuto fala em nossa língua emprestada e é emocionante. vale a pena ser divulgado.
ResponderExcluirwww.youtube.com/watch?v=h8HBMhNNHaw